Especialidade - Ortodontia


   
Ortodontia/Ortopedia

A Ortodontia é uma especialidade da Odontologia que tem por objetivo a correção dos dentes, devolver a estética e promover uma mordida confortável ao paciente.
Sempre que você perceber que há algo de errado no alinhamento dos dentes, se os dentes superiores não encostarem nos inferiores, se as crianças estão “queixudas” ou “dentuças”.
Os cirurgiões dentistas clínicos gerais e os odontopediatras podem detectar o que está ocorrendo de anormal no desenvolvimento da dentição do seu filho e encaminhar para que o ortodontista faça o correto diagnóstico e tratamento.

Os adultos podem se submeter ao tratamento ortodôntico?

Sim, sempre lembrando que há limitações, pois se houver problemas esqueléticos haverá necessidade de realizar tratamento cirúrgico combinado.

Como iniciar o seu tratamento ortodôntico?

Inicialmente você precisa saber se há realmente necessidade de tratamento ortodôntico. Para isto é necessário que seja feita uma consulta de avaliação. Neste primeiro contato serão colhidas as primeiras informações sobre o paciente sobre sua saúde geral e bucal. Se for o momento correto para o inicio do tratamento, serão requisitados exames que juntos formam o que chamamos de “documentação ortodôntica”. Esta “documentação” é composta por radiografias da boca e do crânio, fotografias e modelos de gesso que são copias dos dentes. Estes exames auxiliarão no estudo individual do paciente, avaliando se o problema é de origem esquelética, dentária ou ambas. Serão selecionados os aparelhos adequados para a correção do problema apresentado. Uma segunda consulta será agendada para explicação dos problemas apresentados e o que deve ser feito para corrigi-los e obtermos um sorriso estético e bonito.

Quais são os tipos de aparelhos usados nos tratamentos?

Há os aparelhos removíveis e os aparelhos fixos. Os aparelhos removíveis são geralmente utilizados para corrigir problemas esqueléticos e são confeccionados em material acrílico . Os aparelhos fixos são utilizados para alinhar os dentes corrigindo as más posições dentárias. Nos aparelhos fixos são usados os braquetes que podem ser metálicos e transparentes.

Se eu tenho problemas ortodônticos meu filho também poderá ter?

Sim, os problemas ortodônticos podem ser herdados.

Consulte um sempre um especialista em ortodontia. Ele poderá orientá-lo se é o momento certo ou não para o inicio do seu tratamento.

Conheça as nossas especialidades

picture

Como Chegar

Entre em contato conosco ou acesse nosso mapa.


picture
picture

Implante

Novas técnicas e um curto período de recuperação, fazem que este procedimentos seja um dos mais utilizados.

picture
picture

Dicas

Mantenha seus dentes fortestomando um simples copo de leite por dia! Os minerais contidos na bebida, garantem dentes fortalecidos.